quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Barroco

O Barroco estende-se do séc. XVI até o início do séc. XVIII, iniciou-se na Itália e atingiu vários países, como foi o caso do Brasil o qual em 1601 teve seu marco inicial com a obra Prosopopéia de Bento Terceiro. O Brasil teve como cenário básico o estado da Bahia.

É importante destacar que não se pode falar em ruptura entre o Renascimento e o Barroco. Na verdade, o que se observa é um processo de transformação e continuidade que define perspectivas características, mas não as invalida.

Na estética barroca observam-se dois estilos: Ocultismo e o conceptismo.

O estilo culto é predominante na poesia, caracteriza-se pela grande subjetividade alcançado pelo uso freqüente das figuras de linguagem.

Você já deve ter notado durante a leitura de algum poema barroco o uso de emissões sintáticas (hipérbato), comparação (metáforas), idéias contrarias (paradoxo e antítese), etc.

O conceptismo investe na construção intelectual valorizando o conteúdo, a essência da significação e o jogo de idéias. Ao contrario do cultismo, o conceptismo predomina nos textos em prosa.

Manifestados em saraus, o barroco atendia o público da aristocracia, hoje o barroco tanto no teatro, na música e nas artes plásticas, quanto na literatura atinge o público por inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário